Precisamos da Torre de Vigia para entendermos a Bíblia?

Por: Robert M. Bowman Jr.

O que a Torre de Vigia ensina

As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia não pode ser entendida corretamente hoje sem estudar e aceitar as explicações da Bíblia ensinadas nas publicações da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Existem três componentes essenciais dessa crença. (1) Os crentes em Jesus Cristo são divididos em duas classes, os “ungidos” e as “outras ovelhas”; a classe ungida está destinada a governar do céu sobre todas as outras pessoas salvas que viverão na terra. (2) Um subgrupo muito pequeno da classe ungida é o “escravo fiel e prudente”, agora equiparado ou identificado como o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. (3) Este “escravo” está autorizado por Cristo a distribuir “alimento espiritual” a todos os outros por meio de sua publicação da Bíblia da Sociedade Torre de Vigia e “publicações baseadas na Bíblia”.

Em um artigo posterior, examinaremos de perto a doutrina da Torre de Vigia das classes de crentes “ungidos” e “outras ovelhas”. Basta dizer por enquanto que a doutrina sustenta que ao longo da história só pode haver um total de 144.000 membros da classe ungida, todos os quais já viveram e morreram, exceto alguns milhares restantes de Testemunhas de Jeová.

Durante grande parte da história das Testemunhas de Jeová, eles aprenderam que toda a “classe ungida” também é chamada nas Escrituras de “escravo fiel e prudente”, termo que vem da Tradução do Novo Mundo de Mateus 24:45. A seguinte declaração de uma publicação de 1989 é representativa dessa visão:

Jesus disse que teria na terra um “escravo fiel e prudente” (seus seguidores ungidos vistos como um grupo), por meio do qual proveria alimento espiritual aos que compõem a família da fé. (Mat. 24:45-47) As Testemunhas de Jeová reconhecem esse arranjo. Assim como aconteceu com os cristãos do primeiro século, eles recorrem ao corpo governante dessa classe do “escravo” para resolver questões difíceis — não com base na sabedoria humana, mas usando seu conhecimento da Palavra de Deus e seus tratos com seus servos, e com a ajuda do espírito de Deus, pelo qual oram fervorosamente. ¹

Embora a doutrina da época fosse que, em teoria, o “escravo fiel e prudente” consistia em toda a classe dos “ungidos” “como um grupo”, na prática o “escravo” era entendido funcionalmente como o “corpo governante” e aqueles trabalhando diretamente com eles para produzir a literatura da Sociedade Torre de Vigia. Essa tensão foi resolvida em 2013 quando a Sociedade publicou um artigo limitando especificamente o “escravo” ao Corpo Governante:

Quem, então, é o escravo fiel e prudente? De acordo com o padrão de Jesus de alimentar muitos por meio de poucos, esse escravo é composto por um pequeno grupo de irmãos ungidos que estão diretamente envolvidos na preparação e distribuição do alimento espiritual durante a presença de Cristo. Nos últimos dias, os irmãos ungidos que compõem o escravo fiel serviram juntos na sede. Nas últimas décadas, esse escravo foi identificado de perto com o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Note, porém, que a palavra “escravo” na ilustração de Jesus é singular, indicando que esta é uma escravo composto. As decisões do Corpo Governante são assim tomadas coletivamente. ²

Como explica o artigo, essa interpretação restringe o “escravo fiel e prudente”; ao passo que anteriormente usavam esse termo para se referir à totalidade da “classe ungida”, agora o aplicam apenas ao pequeno grupo da classe ungida que lidera a religião (o Corpo Governante e talvez indivíduos que trabalham diretamente com e sob eles) . Vemos a mesma afirmação na seguinte declaração de 2014:

Quem é o escravo fiel e prudente? … É um pequeno grupo de seguidores ungidos de Jesus. O “escravo” está intimamente identificado com o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Ela distribui alimento espiritual oportuno a co-adoradores de Jeová. Dependemos desse escravo fiel para continuar a nos dar nosso “alimento no tempo apropriado”. 3

Quando os artigos acima descrevem o escravo como um grupo que “distribui alimento espiritual”, eles estão se referindo às pessoas diretamente envolvidas na produção das publicações da Sociedade Torre de Vigia, e especialmente do Corpo Governante, que determina qual conteúdo será publicado (embora outras pessoas podem fazer a escrita real). O ensino dispensado por meio dessas publicações e por outros meios, como suas convenções anuais, é visto como o “alimento espiritual” que o “escravo fiel e prudente” deveria dar ao restante da “família” da fé, de acordo com a Sociedade interpretação da parábola de Jesus em Mateus 24:45-47. Uma publicação da Torre de Vigia de 2014 explica isso claramente:

Jeová provê outra coisa para nos proteger: alimento espiritual oportuno. Para nos ajudar a obter forças de sua Palavra, Jeová comissionou o “escravo fiel e prudente” a distribuir alimento espiritual. Esse escravo fiel usa publicações impressas, incluindo as revistas A Sentinela e Despertai!, bem como reuniões, assembleias e congressos para nos fornecer “alimento no tempo apropriado” — o que precisamos, quando precisamos…. Não só devemos ler regularmente a Bíblia e as publicações baseadas na Bíblia fornecidas pelo “escravo fiel e prudente”, mas também devemos nos esforçar para aplicar o que aprendemos. 4

Assim, as Testemunhas de Jeová não encaram sua literatura simplesmente como um bom ensino cristão comparável a livros de autores cristãos respeitados ou revistas cristãs populares. Em vez disso, as Testemunhas de Jeová encaram as publicações da Torre de Vigia como “publicações preparadas pela organização de Deus”. 5 Os discursos apresentados em reuniões oficiais também são considerados alimento espiritual da organização de Deus:

Além de produzir publicações, a organização de Jeová prepara esboços baseados na Bíblia para discursos proferidos em nossas reuniões, assembleias e congressos…. Jeová certamente nos oferece um banquete espiritual!6

Observe que essas publicações e discursos são considerados como procedentes do próprio Jeová. Isso significa que as publicações carregam autoridade divina e devem ser lidas, estudadas e aceitas (mesmo que, como ocasionalmente se admite, as publicações não sejam infalíveis). Aqui está uma declaração representativa de 2016:

Porque amamos a Bíblia, também amamos nossas publicações baseadas na Bíblia. Por exemplo, apreciamos o alimento espiritual que recebemos em forma de livros, brochuras, revistas e outras publicações. Sabemos que essas provisões de Jeová nos ajudam a permanecer espiritualmente alertas, bem alimentados e saudáveis ​​na fé. …Acima de tudo, cada um de nós deve ter em mente que Deus é a Fonte de nossas provisões espirituais. 7

Mais uma vez, diz-se que Deus é a fonte dos ensinamentos da publicação da Torre de Vigia. As Testemunhas de Jeová, portanto, veem as publicações da Torre de Vigia como diretrizes de Deus a serem obedecidas:

Como cristãos individuais, como encaramos o oportuno alimento espiritual que o escravo fiel distribui por meio de publicações baseadas na Bíblia e por meio de reuniões cristãs? Será que participamos dele com gratidão e aplicamos prontamente o que aprendemos? Qual é a nossa resposta às decisões organizacionais tomadas pelo escravo? Nossa obediência voluntária à orientação dada evidencia nossa fé no arranjo de Jeová.8

A Sociedade Torre de Vigia não apenas afirma que suas publicações são fontes autorizadas de instrução espiritual, mas também desencoraja ativamente as Testemunhas de Jeová de publicar sua própria literatura independentemente da Torre de Vigia. As testemunhas são desencorajadas a participar de discussões ou debates online, criar seus próprios sites, organizar conferências, fazer suas próprias pesquisas independentes ou publicar sua própria literatura. Citamos o seguinte artigo de 2007 com certa extensão para estabelecer este ponto:

O “escravo fiel e prudente” endossa grupos independentes de Testemunhas que se reúnem para participar de pesquisas ou debates bíblicos? — Mat. 24:45, 47.

Não, não tem. E, no entanto, em várias partes do mundo, alguns associados de nossa organização formaram grupos para fazer pesquisas independentes sobre assuntos relacionados à Bíblia. Alguns têm buscado um estudo em grupo independente de hebraico bíblico e grego para analisar a exatidão da Tradução do Novo Mundo… . Eles criaram sites e salas de bate-papo com o objetivo de trocar e debater seus pontos de vista. Eles também realizaram conferências e produziram publicações para apresentar suas descobertas….

Em toda a Terra, o povo de Jeová recebe ampla instrução espiritual e encorajamento nas reuniões congregacionais, assembleias e congressos, bem como por meio das publicações da organização de Jeová. Sob a orientação de seu espírito santo e à base de sua Palavra de verdade, Jeová provê o que é necessário…. Assim, “o escravo fiel e prudente” não endossa qualquer literatura, reuniões ou sites que não sejam produzidos ou organizados sob sua supervisão….

Para aqueles que desejam fazer estudos e pesquisas extras da Bíblia, recomendamos que explorem Insight on the Scriptures, “All Scripture Is Inspired of God and Beneficial,” e nossas outras publicações….9

Em resumo, a Sociedade Torre de Vigia afirma que somente através de suas publicações e outras comunicações alguém pode entender a Bíblia corretamente. Além disso, desencoraja fortemente as Testemunhas de Jeová de fazer sua própria pesquisa independente ou usar literatura diferente da Torre de Vigia.

Precisamos da Torre de Vigia para entender os versículos que ela usa para provar que precisamos da Torre de Vigia?

As publicações da Torre de Vigia citam vários textos bíblicos para apoiar sua afirmação de que as publicações da Sociedade Torre de Vigia são indispensáveis ​​para um conhecimento exato dos ensinamentos da Bíblia. Vamos dar uma olhada no texto mais importante abaixo. Antes de fazer isso, no entanto, devemos apontar a natureza viciosamente circular do raciocínio da Torre de Vigia aqui. A alegação é que a Bíblia não pode ser entendida com precisão à parte da orientação e instrução dada nas publicações da Sociedade Torre de Vigia, porque seus líderes constituem o “escravo fiel e prudente” que Cristo encarregou de ensinar as pessoas hoje. Para legitimar esta afirmação, a Torre de Vigia recorre a vários textos da Bíblia (sobre o “escravo”, por exemplo). Mas este apelo à Bíblia pressupõe que os leitores possam ver por si mesmos o que a Bíblia significa para confirmar a validade da afirmação da Torre de Vigia. Assim, o argumento é bastante circular. Considere a seguinte conversa hipotética:

TJ : Para entender a Bíblia, você deve aprender o que ela significa na Torre de Vigia.
Não-TJ : Como você sabe que o ensino da Torre de Vigia é necessário para entender a Bíblia?
TJ : Porque a Bíblia diz….
Não-TJ : Como você sabe que o que a Bíblia diz significa o que a Torre de Vigia diz?

Neste ponto, as Testemunhas de Jeová, para serem consistentes, devem apelar para a interpretação supostamente autoritária da Torre de Vigia:

TJ : Porque a Torre de Vigia diz isso.

Essa resposta, é claro, exporia a circularidade viciosa da alegação. Qualquer outra resposta, por outro lado, negaria a afirmação: A Testemunha de Jeová estaria de fato admitindo que é possível entender a Bíblia (pelo menos partes dela) sem aceitar a autoridade da Torre de Vigia. Por exemplo, qualquer tentativa de defender a interpretação da Torre de Vigia oferecendo uma exegese do texto (uma interpretação próxima das palavras do texto no contexto) pressupõe que o texto seja compreensível em seus próprios termos, em seu próprio contexto. Qualquer apelo a interpretações da passagem bíblica de comentários que não sejam da Torre de Vigia ou outras fontes acadêmicas também seriam concessões à possibilidade de entender a Bíblia à parte da Torre de Vigia.

É possível que as Testemunhas de Jeová escapem desse raciocínio circular moderando um pouco a afirmação. Por exemplo, eles podem alegar que o ensino da Torre de Vigia fornece a orientação necessária para entender a Bíblia como um todo com precisão, mas que estritamente falando qualquer parte da Bíblia pode ser entendida à parte (embora não contra) as publicações da Torre de Vigia. Eles também podem argumentar que a Torre de Vigia foi habilitada por Deus para direcionar as pessoas consistentemente ao entendimento correto da Bíblia, mas que esse entendimento pode ser confirmado através do estudo pessoal do texto.

O ponto aqui não é meramente “prender” as Testemunhas de Jeová em um atoleiro lógico. Em vez disso, o objetivo é incentivar as Testemunhas de Jeová a pensar sobre o texto por conta própria. Se uma Testemunha afirma acreditar que pode defender bem seu entendimento da Bíblia sem apelar para a autoridade interpretativa da Torre de Vigia, devemos encorajar essa crença. Ler a Bíblia sem adiar constantemente a interpretação da Sociedade Torre de Vigia muitas vezes provou ser o caminho para a emancipação da religião das Testemunhas de Jeová.

Resposta bíblica

A principal passagem bíblica à qual as Testemunhas de Jeová apelam em apoio à autoridade da Sociedade Torre de Vigia é a primeira parte da parábola de Jesus dos escravos fiéis e ímpios. É assim que se lê na TNM:

“Quem é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado? Feliz aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso! Digo a verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens.” (Mateus 24:45-47 TNM)

Conforme citado anteriormente, as Testemunhas de Jeová afirmam que nesta passagem, “Jesus disse que teria na terra um ‘escravo fiel e prudente’ (seus seguidores ungidos vistos como um grupo), através do qual ele proveria alimento espiritual para aqueles que o constituíam. a casa da fé. (Mat. 24:45-47).”10 Este grupo de “escravos” “está intimamente identificado com o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová”, e o povo de Deus “depende deste escravo fiel” para alimentá-los com seu alimento espiritual na forma dos ensinamentos encontrados nas publicações da Torre de Vigia. 11

O principal problema com a interpretação da Torre de Vigia de Mateus 24:45-47 é que ela interpreta mal o “escravo” da parábola para se referir a um grupo concreto e específico de pessoas. Na verdade, “o servo fiel e sensato” (Mateus 24:45 NVI) é uma representação genérica de qualquer um que professa ser servo de Cristo e que é fiel nesse serviço. Podemos ver isso facilmente lendo a segunda metade da parábola:

Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora’, e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe. Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes”. (Mateus 24:48-51)

Aqui, aquele servo é contrastado com “o servo fiel e sensato”. Ambas as figuras são descritas como servos encarregados da casa de seu senhor, o que simplesmente não se encaixa na afirmação da Torre de Vigia de que somente ela foi encarregada de ensinar o povo de Deus hoje. Ambas as figuras da parábola são representações genéricas, contrastando os servos fiéis e sábios de Cristo com os maus que são infiéis e tolos. Às vezes, as Testemunhas de Jeová interpretam mal o artigo definido na expressão “o servo fiel e sensato”, concluindo que a expressão deve se referir a uma determinada pessoa ou grupo de pessoas. O artigo definido “o”, no entanto, é frequentemente usado de forma genérica. Por exemplo, quando Jeremias diz: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria” (Jr 9:23), ele não está se referindo a um sábio específico (nem, é claro, a um grupo coletivo com esse nome, mas está dizendo ao sábio que não se glorie na sua sabedoria.

Esta mesma parábola aparece no Evangelho de Lucas, onde talvez seja ainda mais claro que Cristo estava falando genericamente sobre qualquer pessoa em posições de liderança cristã:

Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido? Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens. Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: ‘Meu senhor se demora a voltar’, e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis. “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”. (Lucas 12:41-48)

Esta passagem claramente não está falando sobre duas entidades específicas, um grupo de escravos fiéis e um grupo de escravos perversos. É exortar os discípulos a cumprirem fielmente seu serviço ou sofrerão as consequências se não o fizerem.

Mais importante, nesta parábola, Jesus está advertindo os discípulos na liderança a serem fiéis, não advertindo os crentes a confiar no ensino daqueles na liderança. A Sociedade Torre de Vigia vira esta parábola do avesso, usando-a para alertar os membros comuns a aceitarem sem crítica e com confiança tudo o que ela ensina e para desencorajá-los de estudar a Bíblia de forma independente. 12

Ironicamente, então, a maneira como a Torre de Vigia lida com Mateus 24:45-47 é um exemplo notável de sua falha em interpretar a Bíblia corretamente.13


Notas

1. Reasoning from the Scriptures (Watchtower, 1989), 205.

2. “Who Really Is the Faithful and Discreet Slave?” Watchtower, July 15, 2013, 21, ênfase no original,

3. Jehovah’s Will (Watchtower, 2014), Lesson 19, “Who Is the Faithful and Discreet Slave?” (ênfase no original).

4. Close to Jehovah (Watchtower, 2014), 76, 228.

5. “Do You Appreciate Jehovah’s Watchful Care?” Watchtower, 15 de Abril de 2014, 28.

6. “Are You Receiving ‘Food at the Proper Time’?” Watchtower, 15 de Agosto de 2014, 4.

7. “Benefit Fully from Jehovah’s Provisions,” Watchtower, Maio 2016, 23-24.

8. “They ‘Keep Following the Lamb,’” Watchtower, 15 de Fevereiro de 2009, 28.

9. “Question Box,” Kingdom Ministry, Set. 2007, 3, ênfase em negrito da pergunta de abertura removida. A citação usa várias elipses apenas para manter a citação próxima ao que geralmente é considerado “uso justo”, mas todo o artigo é relevante.

10. Reasoning from the Scriptures, 205.

11. Jehovah’s Will, Lesson 19, “Who Is the Faithful and Discreet Slave?”

12. Eu discuti a interpretação da Torre de Vigia da parábola (que era um pouco diferente na época do que é agora) com um pouco mais de detalhes em Understanding Jehovah’s Witnesses: Why They Read the Bible the Way They Do (Grand Rapids: Baker, 1991), 58-61.

13. Para breves comentários sobre outros textos de prova comumente citados para as alegações de autoridade da Torre de Vigia, veja Robert M. Bowman Jr., Jehovah’s Witnesses, Zondervan Guide to Cults and Religious Movements (Grand Rapids: Zondervan, 1995), 18-19.


Artigo traduzido a partir do inglês, para ver o original acesse clicando aqui.

Deixe um comentário