Como falar com uma Testemunha de Jeová # 2. Contradições internas na Doutrina e Ensinamentos da Torre de Vigia

silhueta de três pessoas sentadas em um penhasco sob neblinaEste artigo dá seguimento ao nosso primeiro artigo sobre as Testemunhas de Jeová, que se expandiu em textos de prova das Testemunhas de Jeová, nos quais tentam mostrar que Cristo não é Deus em carne.

Este artigo se estenderá mais a outros problemas que as Testemunhas de Jeová enfrentam e que podem nem mesmo ser conhecidos por elas. Combinando este artigo com o primeiro (que de preferência deve ser lido primeiro aqui), ele deve atuar como uma defesa sólida do Evangelho e expor os problemas inerentes às crenças das Testemunhas de Jeová.

Na postagem a seguir, os textos em vermelho indicam o conteúdo ou as declarações oficiais da Torre de Vigia.

Lembre-se sempre de fazer do Evangelho uma parte central de sua conversa com as Testemunhas de Jeová. Se você destruir a cosmovisão deles, mas não levar o Evangelho a eles, você não realizou absolutamente nada.

Problema 1

Quem / o que é a autoridade das TJ?

Pergunte ao TJ quem é sua autoridade. Eles podem responder a uma de duas coisas:

1. A Bíblia
2. A Torre de Vigia

A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados [STVBT] proíbe a leitura de literatura externa e afirma que só o estudo da Bíblia conduz à apostasia, mas as suas falsas profecias destroem a sua reivindicação de autoridade e verdade únicas. Portanto, sendo uma Testemunha de Jeová, você não pode se apegar de forma consistente a nenhuma delas!

Não apenas descobrimos que as pessoas não podem ver o plano divino em estudar a Bíblia por si só, mas vemos, também, que se alguém colocar os “Estudos das Escrituras” (seus livros) de lado, mesmo depois de tê-los usado, depois de ter familiarizar-se com eles, depois de lê-los por dez anos – se ele então os deixa de lado e os ignora e vai para a Bíblia sozinho, embora ele tenha entendido sua Bíblia por dez anos, nossa experiência mostra que dentro de dois anos ele vai à escuridão . Por outro lado, se ele tivesse apenas lido os “Estudos das Escrituras” com suas referências e não tivesse lido uma página da Bíblia como tal, estaria na luz no fim de dois anos, porque teria a luz das escrituras.
[Watchtower, 15 de set. de 1910, p. 298]

Se a autoridade das Testemunhas de Jeová é a Escritura, é inconsistente com a doutrina das Testemunhas de Jeová. Se for a Torre de Vigia, suas falsas profecias se tornam um grande problema. Veja o próximo problema que alimenta a declaração acima.

Problema 2

A reivindicação da STVBT de ser um profeta.

Então, Jeová tem um profeta para ajudá-los, adverti-los dos perigos e declarar coisas que estão por vir? Essas perguntas podem ser respondidas afirmativamente. Quem é este profeta? . . . Este “profeta” não era um homem, mas um corpo de homens e mulheres. Era o pequeno grupo de seguidores das pegadas de Jesus Cristo, conhecidos na época como Estudantes Internacionais da Bíblia. Hoje são conhecidos como testemunhas cristãs de Jeová. . . Claro, é fácil dizer que esse grupo atua como um “profeta” de Deus. Outra coisa é provar isso …
[Watchtower, 1º de abril de 1972, p. 197].

A única maneira de provar que o STVBT é um profeta, é verificar o registro, é claro. Deuteronômio nos fornece os critérios:

Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto”. Mas vocês perguntem a si mesmos: “Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor? ” Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.
(Deuteronômio 18:20-22)

As Testemunhas de Jeová admitiram erros graves. Em sua publicação oficial da Watchtower, Man’s Salvation (1975), eles agora admitem que Charles Taze Russell (o fundador) estava errado em sua predição de 1874 da segunda vinda de Cristo. [1] Eles admitem que estavam errados em sua previsão de 1914. [2] Eles admitem que estavam errados em sua previsão de 1925. [3] Eles admitem que estavam errados sobre sua previsão em 1975.

Em maio de 1974, a Sociedade Torre de Vigia disse aos membros sobre a data de 1975 que:

Ouvimos relatos de irmãos vendendo suas casas e propriedades e planejando terminar o resto de seus dias neste antigo sistema no serviço de pioneiro. Certamente esta é uma ótima maneira de passar o pouco tempo que resta antes do fim do mundo perverso.
[“How Are You Using Your Life?”. Our Kingdom Ministry. Maio de 1974. p. 3]

O fracasso da profecia de 1975 fez com que o número de Testemunhas de Jeová diminuísse de 1976 em diante. Essa tendência não foi revertida até 1980. [4]

Os Problemas 1 e 2 representam uma crítica interna devastadora da visão de mundo das Testemunhas de Jeová. Eles não podem se apegar à Bíblia como sua autoridade final, já que a Torre de Vigia afirma que somente a leitura da Bíblia leva à apostasia. Nem pode a Torre de Vigia ser sua autoridade, pois eles se desacreditaram como profeta pelos padrões bíblicos. Então, o que o TJ deve fazer? Não tendo autoridade para apelar, o TJ se vê incapaz de justificar as pré-condições de conhecimento que levam a uma visão de mundo absurda.

Problema 3

A TJ confessa que Deus é a única pessoa dentro de um ser que é Deus, em comparação com o ensino das Escrituras de que Deus é três pessoas dentro de um ser que é Deus.

O primeiro artigo expande muito sobre isso, entretanto, neste artigo, gostaríamos de nos concentrar no amor de Deus. Pergunte a TJ se Deus é amor. Se a resposta for afirmativa, ressalte que um Deus que é amor não faz sentido sem pluralidade em seu ser. Deus é um, porém sem pluralidade em Seu ser, Ele não poderia ser amor, pois antes de criar o homem não teria ninguém para amar.

Problema 4

Pergunte a TJ se Deus pode morrer.

A TNM afirma que Deus não pode morrer.

Por acaso tu não existes desde a eternidade, ó Jeová? Ó meu Deus, meu Santo, tu não morres. Ó Jeová, tu os designaste para executar julgamento; Minha Rocha, tu os estabeleceste para trazer punição.
(Habacuque 1:12, TNM)

A TNM afirma que Deus (o Alfa e o Ômega) morreu.

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz Jeová Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-Poderoso”.
(Apocalipse 1:8, TNM)

Quando o vi, caí como que morto aos seus pés. Então ele pôs a mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último, e aquele que vive. Estive morto, mas agora vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e da Sepultura.
(Apocalipse 1:17-18, TNM)

É claro que isso equivale a uma contradição se você negar a divindade de Cristo.

Problema 5

Mudanças na doutrina da Torre de Vigia.

Em relação à data de 1914:

Mas tenha em mente que o fim de 1914 não é a data para o começo, mas para o fim dos tempos de angústia .
[Zion’s Watch Tower 1894, 15 de julho, p.226]

Depois que a profecia de 1914 falhou em se cumprir, eles mudaram sua postura:

As testemunhas de Jeová apontaram o ano de 1914, décadas antes, como marcando o início da conclusão do sistema de coisas.
[Awake! 22 de janeiro de 1973, p.8]

Só para ter certeza, a Testemunha pode dizer que 1914 não foi previsto para ser o tempo do fim. Isto é falso. Seus ‘Studies in the Scriptures – Thy Kingdom Come’ anteriores a 1914 indica:

Que a libertação dos santos deve ocorrer algum tempo antes de 1914 se manifestar …

E a versão pós 1914 (1923) indica:

Que a libertação dos santos deve ocorrer logo após 1914 se manifestar …

Esta é uma contradição tão clara e uma mudança completa de doutrina quanto se pode chegar.

Problema 6

As Testemunhas de Jeová não devem ler nenhum material dado a elas por apóstatas.

Seria um erro pensar que você precisa ouvir os apóstatas ou ler seus escritos para refutar seus argumentos. Seu raciocínio distorcido e venenoso pode causar dano espiritual e pode contaminar sua fé como a gangrena que se espalha rapidamente. (2 Timóteo 2:16, 17) Em vez disso, imite a resposta de Deus aos apóstatas. Jó disse a respeito de Jeová: “Pois nenhum apóstata pode comparecer perante ele.” – Jó 13:16.”
[Watchtower, 15 de fevereiro de 2004, p.28]

Se envolver com a ideia, parece contraditório. As Testemunhas de Jeová na rua sempre apontam o site JW.org e esperam que leiamos seu material, mas se aplicarmos consistentemente seu próprio padrão, isso destruirá a plataforma de discussão. Também é inconsistente com o método do apóstolo Paulo. Paulo citou incrédulos pagãos no Novo Testamento? Sim ele fez. Mas ele não os citou com o propósito de apoiá-los. Em vez disso, ele os citou aqui e ali para ajudar na defesa e divulgação do evangelho. Mas, para ele fazer isso, ele teria que estudar seus ensinamentos. Se Paulo pôde fazer isso, nós também podemos, contanto que estejamos colocando as citações no contexto adequado, expondo o erro e ou construindo uma ponte pela qual possamos apresentar melhor a verdade da palavra de Deus. Paulo citou três filósofos pagãos, Epimênides, Menandro e Arato no Novo Testamento.

Isso novamente coloca a Testemunha em tensão entre suas duas autoridades, que é a Bíblia ou a Torre de Vigia.

Conclusão

Contradições equivalem a mentir. A doutrina das Testemunhas de Jeová, quando analisada de perto, está repleta de contradições e inconsistências. Autoridades contraditórias e inconsistentes não podem atuar como base para a cosmovisão de uma pessoa, pois isso reduzirá toda a cosmovisão ao absurdo. A doutrina das Testemunhas de Jeová falha em fornecer uma base para o conhecimento e, como resultado, deve ser abandonada.

A questão, claro, é que as pessoas preferem muito mais o absurdo do que escolher Cristo. Uma vez que a cosmovisão foi exposta, isso não significa que as Testemunhas de Jeová aceitarão prontamente o verdadeiro Cristo. Precisamos pregar o Evangelho a eles, o verdadeiro Evangelho. Não presuma que eles já sabem o que é o Evangelho. Eles podem usar as mesmas palavras, entretanto, eles não compreendem o que Cristo fez na cruz por Seu povo. Pregue o Evangelho do início ao fim.

Lembre-se sempre de se aproximar das testemunhas com amor e respeito, sabendo que, além da graça de Deus, poderia muito bem ser você parado na esquina pregando doutrinas heréticas.


Referências
1. Man’s Salvation Out of World Distress at Hand, op. cit., p. 312.
2. 1975 Yearbook of Jehovah’s Witnesses (WBTS, 1974), p. 76.
3. Ibid., pp. 145-146.
4. Singelenberg, Richard (1989). “It Separated the Wheat From the Chaff: The 1975 Prophecy and its Impact Among Dutch Jehovah’s Witnesses”. Sociological Analysis. 50 (Primavera 1989): 23–40.


Artigo modificado e traduzido, para ver o original acesse: https://www.apologeticscentral.org/post/how-to-talk-to-a-jw-2

Deixe um comentário